quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Mesmo com mestrado, "dalit" é limpador de rua na Índia


Sunil Yadav possui um mestrado pelo Tata Institute of Social Sciences, porém, por ser um dalit, trabalha como limpador manual de dejetos



Sunil Yadav é um Dalit de 36 anos de idade, da cidade indiana de Mumbai, e um crente fervoroso no poder da educação. Seu grau de estudo inclui um mestrado no prestigiado Tata Institute of Social Sciences (TISS) e atualmente está em busca de outro mestrado. Com informações do site da BBC .

No entanto, de acordo com o seu documento de identidade oficial, o Sr. Yadav ainda é um sammarjak, palavra indiana que define os limpadores manuais.

Eles são responsáveis por limpar dejetos humanos e de animais a partir de baldes ou poços. O trabalho é realizado por membros de comunidades de baixa casta - e principalmente por "dalits", também conhecidos como intocáveis, por ser a casta mais baixa da sociedade indiana.
O Sr. Yadav diz que foi inspirado por outro dalit, B.R Ambedkar, defensor das castas discriminadas, mulheres e trabalhadores e que acredita nos benefícios da educação.
O grau de instrução de Yadav não lhe trouxe uma promoção em seu emprego, na Corporação Municipal da Grande Mumbai.
Atualmente, ele é forçado a mover lixo na cidade durante a noite, enquanto estudava para o se formar durante o dia. Todos os funcionários têm direito a uma licença para estudar, mas Yadav diz que seu último pedido foi recusado. "Um dos funcionários me disse que, se ele me dá uma chance, ele vai ter que dar a todos uma chance. Ele me perguntou o que eu iria estudar. A administração nos trata como escravos", disse Yadav.
Toda vez que inicia um curso, Yadav trava uma nova batalha para conseguir uma licença do emprego.
O município de Mumbai é a mais rica organização do governo local da Índia. Ela emprega mais de 28 mil trabalhadores de conservação, e cerca de 15 mil trabalhadores contratuais.
A limpeza manual está proibida na Índia desde 2013, mas ativistas dizem que dezenas de milhares de pessoas estão envolvidas neste trabalho degradante que os submetem a abusos.
O jornal Indian Express citou altos funcionários do governo estadual, afirmando que as diretrizes da Proibição de Emprego como limpadores manuais e sua Lei de Reabilitação de 2013 não foram corretamente executados.
Em agosto de 2014, um grupo de direitos humanos apelou para ao governo "para garantir que as autoridades locais cumpram as leis que proíbem esta pratica discriminatória".
Os dalits são maioria entre os limpadores manuais e geralmente o trabalho é herdado de algum parente próximo. Sunil Yadav herdou a vaga de seu pai.
Muitos trabalhadores que conseguiram se formar são forçados a permanecerem como catadores, porque eles não estão autorizados a fazer qualquer outra... ( continua em http://noticias.terra.com.br/educacao/mesmo-com-mestrado-dalit-trabalha-como-limpador-de-rua-na-india,cc08ab480ad64af765c66381cfc14314avrgRCRD.html )

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


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