Paula Soria enfrentou o preconceito dos próprios familiares, saiu de casa e concluiu cada etapa dos estudos para chegar ao doutorado
Estudante da Universidade de Brasília( UnB) fala sobre as dificuldades e motivações em relação aos estudos no programa Revista Brasília desta terça- feira (11). Paula Soria é a primeira cigana a concluir doutorado na América Latina.
Ela diz que sempre foi seu desejo estudar, mas teve dificuldades porque nasceu numa família cigana que segue a cultura romany ou romá. Essa cultura não permite que a mulher estude porque os pais têm medo de perderem seus filhos na escola. Diante disso, Paula Soria só conseguiu seguir os estudos, porque rompeu com a cultura de origem quando tinha 15 anos.
Paula Soria conta recebeu ajuda de amigos não romany e em seguida também se casou com um não romany. Hoje, ela trabalha com a literatura romany que emerge no seio da comunidade nas mãos de escritores que são também híbridos culturais, "que dialogam entre dois mundos".
Ela conta que só depois de algum tempo voltou a falar com seus parentes, ter algum apoio e poder lutar para que outras mulheres romany venham a estudar, ter acesso ao conhecimento e outras... (continua em http://radios.ebc.com.br/revista-brasilia/edicao/2015-08/aluna-da-unb-e-primeira-cigana-concluir-doutorado-na-america-latina )
Ouça a história da mestre e doutora romany Paula Soria, nesta entrevista ao Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.
Ela diz que sempre foi seu desejo estudar, mas teve dificuldades porque nasceu numa família cigana que segue a cultura romany ou romá. Essa cultura não permite que a mulher estude porque os pais têm medo de perderem seus filhos na escola. Diante disso, Paula Soria só conseguiu seguir os estudos, porque rompeu com a cultura de origem quando tinha 15 anos.
Paula Soria conta recebeu ajuda de amigos não romany e em seguida também se casou com um não romany. Hoje, ela trabalha com a literatura romany que emerge no seio da comunidade nas mãos de escritores que são também híbridos culturais, "que dialogam entre dois mundos".
Ela conta que só depois de algum tempo voltou a falar com seus parentes, ter algum apoio e poder lutar para que outras mulheres romany venham a estudar, ter acesso ao conhecimento e outras... (continua em http://radios.ebc.com.br/revista-brasilia/edicao/2015-08/aluna-da-unb-e-primeira-cigana-concluir-doutorado-na-america-latina )
Ouça a história da mestre e doutora romany Paula Soria, nesta entrevista ao Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.
- DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
- LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il. COMPRE AQUI: https://agbook.com.br/book/175936--MAIS_UMA_LACONICA_VIAGEM_NO_TEMPO_E_NO_ESPACO
- CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437
Nenhum comentário:
Postar um comentário