sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Professora reconhecida no País por sua prática escolar se inspirou nos ensinamentos da mãe

Para Soraya, há 27 anos no ofício, o desafio do professor é ser inovador para enfrentar a demanda dos alunos, principalmente com o advento da tecnologia, além de trazer elementos da realidade dos estudantes para a sala de aula

Manaus (AM), 15 de Outubro de 2015
SILANE SOUZA


Soraya atua como professora há 27 anos. Para ela, o desafio do professor é ser inovador para enfrentar a demanda dos alunos

Soraya atua como professora há 27 anos. Para ela, o desafio do professor é ser inovador para enfrentar a demanda dos alunos (Reprodução)


"Eu me inspirei na minha mãe para ser professora e tenho muito orgulho da minha profissão. Sou apaixonada pelo que faço e acredito na educação como processo de mudança". Foi com essa frase que a professora Soraya Freire, 45, premiada nacionalmente pelas excelentes práticas em sala de aula, revelou neste dia 15 de outubro, Dia do Professor, os motivos que a levaram a seguir a mesma carreira da mãe.

Para Soraya, que trabalha como professora há 27 anos, o desafio do professor é ser inovador para enfrentar a demanda dos alunos, principalmente com o advento da tecnologia. Além disso, tem que trazer elementos da realidade dos estudantes para a sala de aula. "Eu, enquanto aluno, absorvo melhor aqueles assuntos que estão presentes no meu dia a dia. O professor é agente de transformação social e precisa acompanhar essas mudanças", explicou.

Soraya é professora de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da escola estadual Carvalho Leal. A mãe dela, inclusive, também foi professora, no mesmo bairro da Cachoeirinha. A educadora é dona de oito premiações nacionais, entre elas, os Prêmios: Professores do Brasil e Denatran Educação. Ela também tem 52 alunos premiados, dois em nível nacional e o restante em nível estadual e municipal.

A professora Leniza Góes, 40, leciona desde 1997. Ela contou que fez o curso de magistério, que já foi extinto, tentou cursar enfermagem e comunicação social, mas não conseguiu passar no vestibular, porém passou para letras. Nesse período, ela já trabalhava para a Prefeitura de Manaus. "Durante o curso percebi que realmente gosto de lecionar. Posso trabalhar com todos os níveis, mas prefiro as crianças", revelou.

Ela destacou que é realizada com o que faz, principalmente porque gosta de ensinar e ver que seus alunos aprendem do jeito que ela ensina. "Mesmo com tantas dificuldades, falta de interesse de alguns alunos, o baixo salário em relação às horas de trabalho, turmas com superlotação, problemas básicos de infraestrutura, entre outros, sei do meu papel na sociedade e também da importância que tenho na formação humana de cada aluno que passa um período comigo", frisou.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), que conta com 12.175 professores em seu quadro, promoverá hoje a "Festa do Professor". O evento começará a partir das 19h, no Centro de Convenções (Sambódromo) e tem como atração principal o grupo de samba Fundo de Quintal. Conforme a Semed, todos os educadores ganharam um ingresso e poderão, pela primeira vez, levar um convidado.

De acordo com a titular da Semed, Kátia Schweickardt, outras atividades ocorrerão até o final do mês, como parte das homenagens.

Matriculados

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que conta com 26.169 matrículas de professores em sua lotação, sendo 11.485 na capital amazonense e 14.684 no interior do Estado. Do total, 16.834 são de professoras e 9.335 de professores. Ou seja, 64,32% da lotação de professores da Seduc são de mulheres.

Calendário do Dia do Professor

Dia 15 (quinta-feira) – Festa do Professor no Sambódromo, a partir das 19h, no Centro de Convenções (Sambódromo).

Dia 16 (sexta-feira) – Folga para os profissionais de... ( continua em http://acritica.uol.com.br/noticias/AS_0_1449455055.html )

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário:

Postar um comentário