sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Pesquisador explica que o percurso não é possível em todos os casos.

Em http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/10/jovens-se-destacam-na-graduacao-e-pulam-o-mestrado-em-sao-carlos.html

29/10/2015 14h25 - Atualizado em 29/10/2015 17h15

Jovens se destacam na graduação e 'pulam' o mestrado em São Carlos

Estudantes da USP passaram do bacharelado para o doutorado direto.
Pesquisador explica que o percurso não é possível em todos os casos.

Do G1 São Carlos e Araraquara

Kemilly Garcia pulou o mestrado e está fazendo o doutorado direto em São Carlos (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
Kemilly Garcia está fazendo o doutorado direto em São Carlos (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)

Filipe Verri tem 23 anos, é recém-formado em ciências da computação e daqui a dois anos vai se tornar doutor. Ele é um dos exemplos de estudantes que "pularam" o mestrado e optaram pelo doutorado direto, uma decisão que vem sendo tomada por diferentes jovens em São Carlos (SP).

"No começo, não conhecia a opção. Não me surpreendeu muito que essa opção existisse, mas eu fiquei um pouco inseguro", disse o doutorando, que desenvolveu dois trabalhos no bacharelado, apresentou pesquisas em congressos nacionais e em um evento internacional antes de ingressar na pós.

Verri contou que tinha o objetivo de continuar estudando e ia fazer o mestrado, mas o orientador sugeriu o doutorado. Hoje, ele desenvolve um dispositivo que pode se tornar muito importante na área da segurança – permite reconhecer rostos mesmo quando disfarçados – e está seguro de sua decisão.

"Eu tenho uma bolsa de pesquisa no exterior, para começar no ano que vem. Vou passar um ano no exterior, logo que voltar eu pretendo terminar o doutorado, aproximadamente daqui a dois anos, e, em seguida, prestar concurso público e chegar ao cargo de professor", contou.

Kemilly Garcia está tendo a mesma experiência. Já no doutorado põe em prática uma pesquisa que sempre quis fazer, analisa os movimentos dos idosos para criar um sistema de alerta.

"Eu quero trabalhar com pesquisa, eu gosto dessa parte da pesquisa, e uma das formas é ser professora universitária", afirmou. "Prefiro me dedicar 100% ao doutorado do que dividir meu tempo com o trabalho".  

Quem pode fazer
Pode parecer fácil fazer a transição direta, mas não é qualquer um que consegue. O interessado precisa ter um histórico com excelentes notas e ter desenvolvido um projeto científico com resultados expressivos na graduação.

Filipe Verri desenvolve dispositivo que reconhece rostos disfarçados (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
Filipe Verri desenvolve dispositivo que reconhece
rostos disfarçados (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)

"O aluno que, durante a graduação, desenvolveu um trabalho de iniciação científica em que ele conseguiu demonstrar maturidade científica, com bons resultados, com publicação, e que ele não tenha dúvida de que ele realmente quer seguir a carreira acadêmica, ele pode ingressar no doutorado mesmo sem ter feito o mestrado antes", explicou Adenilso Simão, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP).

Ele também fez um alerta quanto à escolha. "Com o doutorado direto você não tem um título intermediário depois de dois, três anos, que seria o caso se tivesse feito o mestrado. Isso reforça a ideia de que, para você entrar no doutorado direto, você tem que ter muito claro que é isso que está querendo porque você vai ver que seus colegas vão estar terminando o mestrado depois de dois, três anos e você vai estar esperando terminar o doutorado direto para ter, de fato,... ( continua em http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/10/jovens-se-destacam-na-graduacao-e-pulam-o-mestrado-em-sao-carlos.html )

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


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