No Brasil, o trabalho científico costuma seguir as normas da ABNT.
A dissertação de mestrado é o produto final de dois anos de pesquisa. Esse documento registra a contribuição do estudante para a comunidade acadêmica. Trata-se de um esforço individual para fazer avançar o conhecimento coletivo.
O texto costuma partir de um problema, geralmente expresso em forma de pergunta. É esse questionamento que conduz a discussão sobre os dados coletados pelo pesquisador. Tais informações envolvem tanto observação da realidade (parte empírica) quanto leitura de outros autores (parte teórica).
Como estruturar uma dissertação de mestrado
Não há uma receita. Cada pesquisa tem objetivos específicos e, por isso, a estrutura do texto final pode variar. Ainda assim, existem itens básicos que costumam aparecer em qualquer trabalho científico desse porte.
Pré-textuais
A dissertação é formatada segundo as regras do programa de pós-graduação ao qual o aluno é vinculado. No Brasil, costuma-se seguir o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Nesse modelo, é necessário incluir os chamados elementos pré-textuais, que correspondem a tudo que apareça antes do relatório propriamente dito. Entram aí capa, sumário, resumo da pesquisa e agradecimentos, entre outros.
Introdução
Em seguida, vêm os elementos textuais, a começar pela introdução. Nessa parte, costuma-seapresentar a temática do estudo, os objetivos do pesquisador, o problema de investigação a ser respondido e a relevância do trabalho para a sociedade (justificativa).
Revisão teórica
Os capítulos teóricos da dissertação de mestrado servem para contextualizar o fenômeno investigado. Nesse ponto, resgatam-se conceitos pertinentes à problemática, a partir da leitura deautores relevantes para a área de conhecimento.
Não basta apenas citar obras famosas. Deve-se articular o pensamento dos intelectuais, mostrando como cada um contribui para responder pelo menos parte das dúvidas suscitadas no decorrer da discussão.
Ainda nessa etapa, traça-se o estado da arte. Em outras palavras, explica-se o que já foi pesquisado sobre o tema e quais aspectos ainda precisam ser aprofundados. Para tanto, pode-se recorrer ao banco de teses e dissertações da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Metodologia
Toda pesquisa científica requer um arranjo metodológico para observar o objeto empírico. Basicamente, são técnicas reconhecidas pelos pares como uma maneira de se aproximar da realidade estudada.
Nas ciências exatas e da natureza, é comum recorrer a experimentos em laboratório. No caso das humanas, pode haver entrevistas, grupos focais ou abordagens etnográficas. A composição da metodologia depende do que se investiga.
Nesse capítulo, é importante evidenciar os passos da pesquisa e justificar cada estratégiaadotada. Mesmo quando um procedimento não surte resultados, ele gera algum tipo de conhecimento.
Análise dos dados
É nesse momento que o investigador confronta a teoria com a realidade observada. Busca-se, assim, entender o objeto de pesquisa e vislumbrar possíveis respostas para a problemática.
Considerações finais
Na conclusão, a ideia é avaliar os resultados da pesquisa e verificar se os objetivos foram alcançados. Recomenda-se retomar pontos apresentados na introdução do trabalho, até mesmo como forma de tornar o texto mais acessível para o leitor.
Pós-textuais
A ABNT estipula regras para citar as referências bibliográficas utilizadas. Outros elementos, como os... ( continua em http://viacarreira.com/dissertacao-de-mestrado-224946/ )
Livro 2016. As musas do terceiro milênio. Volume II. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il. | |
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Livro 2014. Mais uma lacônica viagem tempo e no espaço. Segunda Edição (Ampliada). LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il. | |
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Artigo 2014. From modern chess to liquid games. CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. In: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014. | |
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