sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Futsal: treinador do Sporting tira 17 em mestrado com rival a avaliar

Orientador foi Bruno Travassos, treinador da equipa de futsal do Fundão. Adjunto de Nuno Dias também já é mestre

Por Redação


Há mais dois mestres no futebol português. Nuno Dias, treinador da equipa de futsal do Sporting, defendeu «com distinção», na Universidade da Beira Interior, a dissertação de mestrado, que teve como orientador o adversário Bruno Travassos, técnico do Fundão e docente na instituição da Covilhã.

O treinador dos leões analisou a «Representatividade dos Exercícios de Treino em Relação ao Jogo no Futsal», enquanto o seu adjunto, Paulo Luís, submeteu à apreciação do júri a dissertação «Controlo do Treino e Avaliação do Desempenho em Futsal».

«Foi um processo muito interessante. Sempre que trabalhamos com alunos que já estão no 'mercado', que já têm experiência, o processo é muito mais rico. Quem está no terreno tem muitos problemas para resolver, muitas dúvidas, muitas questões», disse à agência Lusa Bruno Travassos.

«Mais do que os resultados, o mais rico foi a própria reflexão, a discussão que surgiu e que nos permitiu, na parte das implicações práticas, deixar algumas reflexões para a operacionalização dos processos de treino», acrescentou o treinador do Fundão.

Bruno Travassos destaca ainda o cruzamento entre a teoria e a prática como uma forma de dar resposta a situações concretas. «Esta aproximação é fundamental para fazer refletir quem está no treino e para permitir que, quem está na academia a estudar as coisas de uma forma mais abrangente, possa também ir buscar os problemas dos treinadores para, na realidade, estudar situações que tenham uma aplicação na ação do dia a dia. O nosso percurso tem sido o de cada vez mais aproximar o treino e a investigação.»

Na investigação, Nuno Dias verificou que quanto mais ele treinava um comportamento, mais golos surgiam dentro desse contexto. Por outro lado, quando treinou a parte defensiva, não houve relação no tempo despendido no treino de organização defensiva com os golos que sofreu.

«Isto é uma reflexão interessante, que nos leva a pensar se controlamos mais o ataque ou a defesa, ou se isso poderá ser totalmente diferente em função da equipa que se está a analisar», sublinha o orientador.

Nuno Dias concluiu o mestrado com... ( continua em http://www.maisfutebol.iol.pt/modalidades/futsal-sporting/futsal-treinador-do-sporting-conclui-mestrado-com-nota-de-17-valores )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário:

Postar um comentário