terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Investigadoras e aluno de mestrado da Universidade da Madeira foram premiados

Actualizado em 20 de Fevereiro, às 09:04
Etiquetas
Universidade da Madeira
Foto Arquivo

A comunicação "Literacia da paisagem e do risco: educação e participação local na reinvenção de uma democracia glocal", de autoria conjunta das investigadoras do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa), Ana Salgueiro e Sara Bonati, foi distinguida com o prémio Excelente Comunicação – IPPS-Montepio António Dornelas.

Realizada no âmbito do projeto (DES)MEMÓRIA DE DESASTRE, a comunicação teve como objeto de análise a relação humana com a paisagem da Madeira, dando também conta de um projeto educativo transdisiplinar desenvolvido no Museu de Arte Sacra do Funchal. A versão escrita da comunicação premiada encontra-se emhttp://dmdm.uma.pt/?p=1831. A distinção decorreu no XII CONLAB. 1.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa que se realizou de 01 a 05 de fevereiro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Mais recentemente, no passado dia 11 de fevereiro, Ricardo Sousa, aluno do mestrado de Telecomunicações e Engenharia de Redes Energéticas da UMa, foi premiado com o melhor "Student Paper Award" na conferência "Electronic Imaging", evento que se realiza anualmente, em conjunto com a SPIE Photonics West, em São Francisco, nos Estados Unidos da América.

A atribuição do prémio deu-se no âmbito da sua tese de mestrado, um projeto realizado conjuntamente com o professor doutor Morgado Dias, docente do Centro de Competência de Ciências Exatas e da Engenharia da UMa, e proposto pela AWAIBA Lda, empresa sediada no Madeira Tecnopolo e líder mundial no desenvolvimento de tecnologia de sensores de imagem no campo de imagiologia médica médica e industrial.

O projeto consistiu na sincronização de câmaras de 1 milímetro de tamanho, usadas em aplicações endoscópicas médicas. A capacidade de sincronizar múltiplas câmaras é vital no desenvolvimento de imagens 3D endoscópicas pois ajuda os cirurgiões a realizarem cirurgias micro invasivas mais precisas. A capacidade de operar várias câmaras de forma síncrona permite também o uso das câmaras miniatura na aquisição de dados para mapeamento 3D durante a cirurgia invasiva assistida por robô, que constitui uma nova aplicação de rápido crescimento, permitindo realizar procedimentos cirúrgicos com segurança, que de outra forma seriam impossíveis, tais como a remoção invasiva de micro tumores... (continua em http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/499896-investigadoras-e-aluno-de-mestrado-da-universidade-da-madeira-foram-premi )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário:

Postar um comentário